Escritura - "livro", que é um diminutivo de βίβλος [bíblos] - "livro", substantivo derivado da palavra βυβλος [byblos] que significa "papiro", do nome da cidade fenícia de Biblos, conhecida pela produção de papiro) é o nome da Bíblia Hebraica (Hebraico: תַּנַ"ךְ - Tanah) e da Bíblia Cristã, que consiste no Antigo Testamento e no Novo Testamento.
A ideia da Bíblia cristã como o Novo Testamento originou-se dos primeiros textos cristãos que viam Cristo como um mediador em uma nova aliança com Deus. A Bíblia cristã, ou seja, o Novo Testamento, contém 27 escrituras. Esses escritos podem ser divididos em 4 tipos de textos religiosos: quatro evangelhos, uma história da igreja primitiva, vinte e uma epístolas, um apocalipse.
A Bíblia, ou as Sagradas Escrituras, para os cristãos significa uma coleção de escrituras que são divididas em livros do Antigo e Novo Testamento.
A Igreja Ortodoxa incluiu 39 livros no Antigo Testamento. De acordo com o cânone da Igreja Católica Romana, o Antigo Testamento contém 46 livros, pois inclui, além de 39 livros protocanônicos, e sete livros nove canônicos (os protestantes os chamam de apócrifos).
Traduções da Bíblia por eslavos do sul
O assim chamado O "Evangelho Eletivo" e o Apóstolo foram traduzidos do grego para o eslavo eclesiástico pelos irmãos Cirilo e Metódio antes de partir para a Morávia para pregar o cristianismo, e outras partes do Novo Testamento e do Antigo Testamento serão traduzidas por eles e seus discípulos.
BÍBLIA DE ÁUDIO. Escolha um livro para ouvir:
O ANTIGO TESTAMENTO
NOVO TESTAMENTO